Ataque do Santos não funciona e Chamusca vence a primeira no Coxa.

10/10/2013 20:46

Santos

Com três atacantes, time de Claudinei Oliveira perdeu várias chances e viu Júlio César marcar aos 17 do segundo tempo. Sonho do G4 mais longe da Vila Belmiro.

Cada vez mais distante do G4 e do sonho de disputar a Libertadores em 2014, o Santos perdeu a segunda seguida nesta quarta-feira, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 27ª rodada do Brasileirão. Com gol de Júlio César aos 17 do segundo tempo, o Coritiba venceu por 1 a 0, respirou na dramática batalha que trava contra o rebaixamento e deu a primeira vitória ao técnico Péricles Chamusca, que havia perdido os dois primeiros jogos no comando do clube paranaense.

No retorno de Alex ao time titular, o Coxa dominou a partida nos dois tempos, mas viu o Santos, com três atacantes, criar as melhores chances. Com o setor ofensivo inoperante, o time visitante perdeu uma série de possibilidades reais de marcar e não resistiu à pressão dos donos da casa. Com "trégua" da torcida, que deu apoio ao time, o Coxa procurou trabalhar pelas beiradas, nas costas da marcação santista, e o gol saiu justamente em um cruzamento de Robinho em falha do lado esquerdo da defesa.

Com 36 pontos, o Santos permanece no oitavo lugar, mas se aproxima decisivamente da zona de rebaixamento - são apenas quatro pontos a mais que o Vasco, primeiro time afundado na degola. Aliviado, o Coxa espanta jejum de oito jogos sem vencer e chega a 34 pontos, na 14ª posição, e abre dois da zona de rebaixamento.

O JOGO

Impondo velocidade e aproveitando a fragilidade defensiva de Bruno Peres e Emerson Palmieri, o Coritiba tentou fazer o seu jogo pelos lados do campo. Com Alex mais adiantado e Robinho colando em Victor Ferraz para evoluir as jogadas pela direita, o time da casa criou três chances de gol nos primeiros 15 minutos, mas não teve sorte. Em especial porque a bola pouco chegou aos pés do centroavante Júlio César.

Alex foi o responsável pela única finalização do Coxa no início da partida, de cabeça, mas Aranha fez grande defesa e evitou a abertura do placar. Aos poucos, o Santos começou a se soltar no Couto Pereira, e chegou mais perto de marcar: aos 20 minutos do primeiro tempo, Everton Costa desarmou Gil e puxou contra-ataque em velocidade. Servido, Willian José segurou a bola e deixou para Cícero, que chegou batendo por cima do gol.

No momento em que o jogo caminhava para ficar morno, o Peixe criou algumas oportunidades e chegou perto do primeiro gol. A falta de pontaria dos homens de frente é que atrapalhou: só uma das seis finalizações dos visitantes no primeiro tempo saiu em direção ao gol. O trio formado por Thiago Ribeiro, Willian José e Everton Costa não acertava o pé, e nem Cícero, que teve duas chances de fora da área.

Péricles Chamusca orientou a equipe para deixar Alex solto no meio-campo, de frente para os atacantes, e em condições de armar as principais jogadas. Foi assim que o Coxa acertou bola no travessão de Aranha aos 35 minutos, após triangulação entre o camisa 10, Robinho e Júlio César, que foi quem finalizou. Na blitz do Coxa, o Santos se perdeu nos minutos finais do primeiro tempo e perdeu o domínio do jogo.

Depois de um primeiro tempo em que não foi mal, mas viu seu ataque ser inoperante, o Peixe voltou mais compacto para a etapa complementar, com o trio ofensivo se aproximando do trio de volantes para buscar jogo. A estratégia não deu certo de saída, e o Coritiba teve facilidade para chegar à área alvinegra. Aos 10 minutos, Luccas Claro teve chance de cabeça após escanteio cobrado por Alex e acertou rente à trave de Aranha.

Com Neilton de volta ao time após seis rodadas no lugar de Everton Costa, inofensivo diante do ex-time, o Peixe tentou se soltar, mas sofreu um duro golpe logo aos 17 minutos. Nas costas de Emerson, pela direita do ataque, Robinho cruzou no meio da área e a bola passou limpa por Gustavo Henrique e Edu Dracena. Na segunda trave, Júlio César só escorou para o fundo das redes e abriu o placar.

O gol marcado fez o Coritiba diminuir seu ritmo, especialmente com as entradas de Júnior Urso e Lincoln, que trabalharam a bola pelo meio e tentaram não dar espaço ao Peixe. Sem armação e nervoso na hora de sair jogando, o time visitante foi presa fácil nos minutos finais e não conseguiu reagir. Graças às defesas de Aranha, o prejuízo não foi maior.

Agora, o Santos volta a campo no próximo sábado, às 21h, quando enfrenta a Ponte Preta no estádio do Pacaembu. O Coxa joga no mesmo dia, mas às 18h30, em Salvador, contra o Vitória.

 

FICHA TÉCNICA


CORITIBA 1 X 0 SANTOS

 

Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data/Hora: 9 de outubro de 2013, às 19h30
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Público/renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: Diogo, Uelliton (CTB); Arouca, Everton Costa, Neilton (SAN)

GOL: Julio César, 17'/2ºT (1-0);

 

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Luccas Claro e Diogo; Uelliton, Gil, Robinho (Júnior Urso - 23'/2ºT) e Alex (Lincoln - 29'/2ºT); Geraldo (Carlinhos - 36'/2ºT) e Julio César. Técnico: Péricles Chamusca.

 

SANTOS: Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson; Alison, Arouca (Pedro Castro - 38'/2ºT) e Cícero; Everton Costa (Neilton - 11/'2ºT), Willian José (Giva - 29'/2ºT) e Thiago Ribeiro. Técnico: Claudinei Oliveira.