Com golaço de Montillo, Santos vence Ponte Preta no Pacaembu.

13/10/2013 11:16

Santos

Após quatro partidas fora da equipe, meia argentino deixou sua marca e ainda deu uma assistência na vitória sobre a Macaca, neste sábado, em jogo válido pelo Brasileirão.

 

O Santos se recuperou da derrota para o Coritiba na última quarta-feira e derrotou a Ponte Preta por 2 a 1 no Pacaembu, na noite deste sábado, pela 28º rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado levou o alvinegro praiano a 39 pontos, na sexta colocação. Já a Macaca se afundou ainda mais na zona do rebaixamento, permanecendo nos 26 pontos, sete a menos do que o São Paulo primeiro time fora da região de risco.

O Peixe contou com uma boa atuação de Montillo, no retorno do meia argentino à equipe comandada por Claudinei Oliveira. Foi a Ponte, entretanto, que começou melhor a partida, criando boas oportunidades e forçando Aranha a trabalhar.

O goleiro santista apareceu bem logo no primeiro minuto, saindo para fechar o ângulo de Diego Sacoman. O zagueiro recebeu bom passe dentro da área, mas faltou cacoete para driblar o arqueiro e aproveitar a chance. Aranha voltou a aparecer aos 13 minutos, segurando chute de fora da área de Elias, e aos 26, com boa defesa em cabeçada de Ferron.

O Santos também teve alguns bons momentos. Emerson Palmieri fez linda jogada pela esquerda, com direito a bola embaixo das pernas do marcador, mas foi travado na hora do chute. Gustavo Henrique, aos 36 minutos, cabeceou com muito perigo uma bola levantada por Montillo, mas errou o alvo.

Se até então não vinha tendo uma grande atuação, o camisa 10 santista já vinha mostrando precisão nos passes e lançamentos. Na marca dos 45 minutos, cobrou falta com categoria, e Everton Costa apareceu dentro da área e cabeceou para as redes, abrindo o placar no último lance da primeira etapa.

A volta para o segundo tempo trouxe mais emoções para Aranha, que logo aos quatro minutos espalmou uma pancada de fora da área de Felipe Bastos. O mesmo Felipe, minutos depois, cobrou falta com perigo, rente à trave do gol santista.

Com o placar, o Santos recuou, abrindo espaço para pressão da Macaca. A equipe de Campinas apostou nos chutes de fora da área, mas faltou pontaria para assustar a torcida do Peixe no Pacaembu. Os mandantes respondiam com contra-ataques, e quase marcaram o segundo com Cicinho, aos 21 minutos, mas Roberto fez boa defesa no chute cruzado do lateral.

Em um desses contragolpes, desenhou-se uma linda jogada. Alan Santos roubou a bola no meio campo e lançou Cícero. O meio campista arrancou, deu lindo chapéu em Alef, driblou mais um adversário e tocou para Montillo dentro da área. Com frieza, o argentino driblou o goleiro e tocou para as redes. Golaço.

A Ponte ainda tentou reagir. Felipe Bastos voltou a arriscar de fora da área, em cobrança de falta, mas não superou aranha. O artilheiro Willian, apagado durante o jogo, também teve sua chance, mas foi travado por Cicinho no último segundo. O lateral santista acabou manchando sua atuação ao ser expulso infantilmente por demora na cobrança de um lateral, a cinco minutos do fim da partida.

O gol dos visitantes saiu aos 44 minutos, exatamente pelo setor ocupado por Cicinho. Rafael Ratão recebeu dentro da área e tocou na saída do goleiro, diminuindo a vantagem do adversário. Willian teve nos pés a chance de empatar o jogo, mas tentou tocar sobre Aranha e não conseguiu, em mais uma importante intervenção do goleiro. O apito soou, para alívio do Santos, que por pouco não deixou escapar a vitória no Pacaembu.

 

PRÓXIMOS JOGOS

Na próxima rodada, o Santos volta à Vila Belmiro, onde recebe o Internacional, às 19h30 da quarta-feira. No mesmo dia, a Ponte Preta joga às 21h, contra o Coritiba, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

 

FICHA TÉCNICA:


SANTOS 2 X 1 PONTE PRETA

 

Data: 12/10/2013, às 21h

Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP)
Auxiliares: Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) e Fabricio Porfirio de Moura (SP).
Público/renda: 7.230 pagantes / R$ 241.720
Cartões amarelos: Edu Dracena, Alison, Cicinho e Leandrinho (SAN); Elias e Ferron (PON)
Cartões vermelhos:  Cicinho (40'/2ºT)

GOLS: Everton Costa, 44'/1ºT (1-0); Montillo, 23'/2ºT (2-0); Rafael Ratão, 44'/2ºT (2-1)

 

SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson; Alison (Alan Santos - 16'/2ºT), Arouca, Cícero e Montillo (Leandrinho - 27'/2ºT) ; Thiago Ribeiro e Everton Costa (Victor Andrade - 39'/2ºT). Técnico: Claudinei Oliveira.

 

PONTE PRETA: Roberto; Régis, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef (Leonardo - 12'/2ºT), Fellipe Bastos e Elias (Adrianinho - 12'/2ºT); Rildo (Rafael Ratão - 40'/2ºT) e Willian. Técnico: Jorginho.